Marketing digital para Pet Shop

Maykon Marins

Investir em marketing digital para pet shop fará com que sua marca seja conhecida, aumente a receita e fidelize o cliente. Veja.

Marketing Digital

Investir em marketing digital para pet shop fará com que sua marca seja conhecida, aumente a receita e fidelize o cliente. Veja.

O marketing digital tomou um grande espaço nas empresas nos últimos anos tanto pelo mundo como no Brasil. E por aqui, fazemos parte de um dos mercados mais importantes do planeta, segundo Digital Ad Spending Worldwide, 2017-2022.

O uso intenso que os brasileiros fazem da internet contribui para isso, porque afinal de contas, onde está o consumidor aí deve está a marca porque é preciso alcançar o público-alvo onde eles estiver, certo?

Então, se nós somo o 2º país do globo em números de usuários nas redes sociais, não há desculpa para sua empresa estar fora do mercado digital.

Que empreendedor não quer ver seu negócio indo de vento em popa? Sendo assim, o marketing digital aparece como um grande aliado das marcas, não só as maiores, mas as pequenas e médias empresas também.

O marketing digital, ao contrário do que muitos pensam, é barato e mesmo que não fosse o custo-benefício é enorme. Com um investimento modesto é possível alcançar números que seriam impossíveis sem a internet.

E não estou falando de qualquer número, falo de números para o seu negócio porque uma coisa que aprenderá no mundo digital é que nos interessa o público certo e não qualquer público.

Com isso em mente, preparamos este texto para você que deseja melhorar suas vendas com o auxílio do marketing digital para Pet Shop. Por isso, já te dou um alerta: não pense que é preciso criar uma loja online, não! O digital e o offline caminham juntos, quer ver? Acompanhe o texto.

Pet Shop Offline: Começando com o Marketing Digital

O marketing digital para Pet Shop possibilita o crescimento do seu negócio sem que para isso você precise criar uma loja online, é claro que um e-commerce pode aumentar sua receita, mas tudo depende do seu público.

Uma coisa importantíssima que você precisa saber:

  • o seu negócio deve servir ao seu público-alvo e não a você. Então, não adianta nada você querer uma loja na internet se o seu público-alvo não compra online, certo?

Você vai gastar dinheiro, mais do que isso, energia e tempo à toa, se não considerar seu público ideal ao investir em algo. Por isso, qualquer coisa que for feita online deve ser planejada antes, falarei sobre isso mais adiante.

Então, você não precisa ter um site de vendas para fazer marketing digital para pet shop, mas você precisa ter um site, não basta só redes sociais. Quer dizer, você até pode conseguir resultados só com as redes sociais, mas você não quer algo meia boca, você quer sucesso, não é isso?

Vamos lá! Com um site você cria autoridade. Que empresa séria em pleno ano de 2020 não tem um site? Ele será seu endereço na internet, onde as pessoas podem te achar. Você pode pensar:

— Tem um pet shop concorrente meu que não tem um site e parece que está indo muito bem.

Bom, se você quer que sua marca cresça, cresça muito!, você não pode ter como base um concorrentezinho qualquer. Se não tem site é um concorrentezinho, tenha certeza disso. Pense grande, vamos crescer ou não?

Você já viu quanto custa um site? É barato. Você é um empreendedor, precisa investir no seu negócio, afinal, você acredita nele, certo?

Então pronto! Veja o que é preciso para começar com marketing digital para pet shop:

Como Começar com o Marketing Digital para Pet Shop

O marketing digital para pet shop deve ser iniciado com um site, mas já falamos sobre isso, certo, vamos então saber o porquê.

Independente do local em que seu negócio esteja, você precisa de um site sabe por quê? Pense em duas empresas de sucesso no mercado de pets. Agora responda: elas possuem site?

O site é o mínimo que se precisa ter para entrar no mundo digital. E não adianta fazer um endereço .wordpress.com ou .blogspot.com. Isso é amadorismo, você precisa ter um domínio próprio com seu nome como é o nosso aqui: tendency.com.br.

Isso fará com que as pessoas te achem com mais facilidade no Google e lembrem de cor o seu endereço. É bem mais prático lembrar o nome da empresa.com.br do que empresa.blogspot.com.br, concorda?

Sem contar que tendo seu próprio site você poderá:

  • medir a quantidade de acessos que recebe;
  • aumentar a autoridade da sua marca;
  • investir em desenvolvimento de ebooks para iniciar um relacionamento com o visitante, aumentando seus acessos e captando leads (potenciais clientes);
  • promover campanhas e promoções chamando para sua loja;
  • criar um blog e atrair clientes com marketing de conteúdo; divulgar vídeos e podcasts.

Enfim, o quintal é seu, você é quem manda, então ao investir na criação de site você poderá oferecer o que seu público deseja sem depender de outros.

E o melhor de tudo, o marketing digital para pet shop é muito mais barato que o marketing tradicional e para iniciar as estratégias de divulgação e captação de clientes online é preciso de um site.

Agora que você já sabe que para vencer na vida é preciso um site, vamos avançar para as estratégias de marketing digital para pet shop.

Estratégias de Marketing Digital para Pet Shop

As estratégias de marketing digital para pet shop já podem começar agora que você tem um site. Então podemos iniciar um conjunto de estratégias avançadas, mas simples, que vão alavancar seu negócio online e também offline.

Estou falando do famoso inbound marketing. Se você não conhece o que é então para tudo: clique aqui e baixe nosso ebook uma introdução ao inbound marketing.

Conheceu o inbound? Então, você poderá começar criando conteúdo para o seu blog, assim você terá muitos acessos e aumentará o reconhecimento da sua marca, veja como começar:

Marketing de Conteúdo para Pet Shop

Você já tem um site com um blog para produzir textos que vão atrair clientes. Agora, é preciso criar uma persona e planejar os conteúdos. Mas o que é persona: persona é o seu público-alvo, o perfil fictício mas com elementos reais das pessoas que se interessam pelos seus produtos, veja como criar uma:

  • faça uma pesquisa com seus clientes (dê um desconto em troca) e colete informações como: profissão, idade, estado civil, redes sociais que costuma usar, o que mais gosta de fazer no lazer, qual é o seu pet e o que sente falta no seu pet shop.

Pronto, não faça muitas perguntas porque vai ficar chato demais. Uma possibilidade é pegar o e-mail do cliente (em troca oferecer algo relevante para ele) para que ele receba o formulário online em vez de preecher na sua loja.

Tendo em mãos essas informações, você monta 1 perfil de persona (para começar 1 está ótimo) e toda vez que for escrever algo no blog fale diretamente com essa persona. Todo o conteúdo do marketing digital para pet shop feito por você deve ser direcionado a ela, tudo bem?

Isso fará com que a pessoa certa chegue até você, ou seja, pessoas que têm interesses em produtos e serviços de pet shop. Assim, elas conhecerão seu negócio até se tornarem clientes.

Diferente do marketing tradicional, no digital você não empurra uma venda para seu visitante. Você deve respeitar a jornada do consumidor para aumentar suas vendas e fidelizar o cliente: vai devagar, crie um relacionamento, ofereça conteúdo relevante, encante, feche uma venda e faça o pós-venda.

Só com esse primeiro passo você verá como seu negócio vai amadurecer e criar bases sólidas para crescer mais. Vamos ao segundo passo?

E-mail Marketing para Pet Shop

Agora que já tem um site e com ele um blog cheio de conteúdos relevantes que atraem muitos visitantes é preciso ir além, pois já temos a base. Você vai investir em email marketing para pet shop.

Primeiro você precisa criar uma lista de emails e nem pense, nunca!, em comprar uma. Você precisa fazer com que seus clientes deem o email de bom grado. Afinal, forçar um relacinamento com alguém é horrivel.

Conversar com o cliente e dar a possibilidade de não querer é a forma mais certa de coletar uma lista, seja online ou offline. Porque afinal de contas, a gente quer que a pessoa leia o e-mail e siga o CTA (chamada para ação).

Logo, você pode pegar o e-mail com seu cliente na sua própria loja, oferecendo alguma promoção em troca e informando o que fará com o email dela:

–– Dona Isabel, olhá só que legal, faça um cadastro com a gente para receber dicas e curiosidades sobre gatos no seu e-mail e ainda ganhe 15% de desconto na próxima compra. Vamos fazer?

–– Claro!

Pronto, você iniciará um relacionamento honesto com a dona Isabel. Da mesma forma, você pode oferecer um ebook para uma persona que tem gato e pedir o e-mail em troca, por exemplo:

8 alimentos naturais para gatos castrados!

É claro, estou considerando que sua persona leia e-mails, se você montou o perfil do seu público-alvo corretamente, saberá se essa é a melhor opção. Assim, ela vai deixar o email e vai adorar receber outras dicas como essa. Pronto, você está cheio de visitas no site e tem um monte de e-mails, o que fazer agora? Continue lendo.

CTA no Marketing Digital para Pet Shop

O marketing digital para pet shop precisa de um CTA, ou seja, precisa ter como objetivo que os visitantes do blog façam algo e que os leads por e-mail também façam algo. Afinal, você não está investindo em conteúdo à toa, certo?

Vamos chegar ao passo 4 (ação) da jornada do consumidor, isto é, vendas!

Agora que você já tem uma relação bem próxima com a sua persona, já conquistou sua confiança demonstrando sua autoridade no mercado de pets, chegou a hora de influenciá-la a fazer algo. Esse fazer algo vai depender da sua estratégia que pode ser:

  • ir a sua loja conhecer algum produto que você esteja promovendo;
  • participar de algum evento criado por você;
  • comprar algum produto promocional;
  • realizar uma ligação;
  • compartilhar seu conteúdo com outra pessoa, etc.

As possibilidades agora são enormes, você já tem a atenção da sua persona então saiba usar isso com sabedoria, não seja inconveniente, ofereça o que faz sentido e seja relevante para sua persona, ok?

É isso, agora você já conhece o caminho do ouro então:

  • pegue suas estratégias;
  • colete os números;
  • veja os resultados;
  • e melhore. Sempre!

Conclusão

Uma das melhores coisas no marketing digital para pet shop é que pequenos negócios podem crescer muito, sendo tão lucrativo quanto uma empresa média ou grande. Isso porque ele oferece oportunidade bem segmentada de atração, conversão e fidelização de clientes usando estratégias de inbound marketing para pequenas empresas que foram colocadas a prova por inúmeros negócios.

Então, não deixe uma oportunidade dessa passar, você recebeu um conteúdo que fará seu pet shop alcançar o sucesso, é só colocá-lo em prática. E o melhor de tudo, você mesmo pode fazer. Comece por aqui: