Inbound Marketing para Pequenas Empresas: Como Fazer

André Tini

O inbound Marketing para pequenas empresas tem mudado o dia a dia dos empreendedores. Saiba o porquê lendo esse artigo.

Marketing Digital

O inbound Marketing para pequenas empresas tem mudado o dia a dia dos empreendedores. Saiba o porquê lendo esse artigo.

O inbound Marketing para pequenas empresas tem mudado o dia a dia dos empreendedores, porque agora o contato com os clientes deve ser recorrente.

A era da tecnologia mudou muito a maneira com que as empresas crescem seus negócios, agora o cliente participa de todo o processo de construção do produto. E para isso é preciso conhecer o marketing digital.

Mas apenas dominar os conceitos de marketing digital não garante que sua empresa irá crescer e deixar de ser pequena. Também é preciso criar e dominar estratégias de inbound marketing. Além de pô-las em prática e levá-las muito a sério, é claro.

Afinal, o conhecimento não basta para atrair clientes. Por isso, a aplicação de estratégias de inbound, que significa marketing de atração, é necessária para que pequenas empresas cresçam.

Então, pensando na aplicação certa do marketing digital e do inbound marketing e levando em conta nossa

Inbound Marketing para Pequenas Empresas: Como Fazer

experiência na área, nós preparamos neste artigo um caminho de como fazer Inbound para que seu negócio cresça.

Veja o que será abordado:

  • O que é Inbound Marketing?
  • Estratégias de Inbound Marketing para Pequenas Empresas
  • Por que Investir em Inbound para Pequenas Empresas?
  • Como Encantar Clientes com Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Começamos pela definição: inbound marketing são estratégias para atrair clientes, ou seja, é uma forma inovadora que reformulou os conceitos de outbound marketing onde você deveria divulgar seu produto aos quatro cantos do mundo.

Basta lembrarmos da distribuição de panfletos nas ruas, outdoors ou até mesmo os comerciais de TVs. Eles ainda são criados para o público geral.

Dessa forma, mesmo que você não queira comprar um carro novo, o comercial será entregue ou exibido para você que provavelmente irá ignorá-lo.

Agora, com o inbound marketing os clientes devem chegar até você. Isso quer dizer que só quem tem interesse em comprar um carro novo chegará a empresa que vende carro novo. Entende como isso é bom?

Este é o objetivo do inbound marketing para pequenas empresas: atrair clientes em potenciais, pessoas que já estão interessadas no seu produto ou serviço, fazendo com que elas te encontrem quando estiverem procurando conteúdo relevante, que resolva os seus problemas.

Isto é, a pessoa que chegar até você tem mais chances de se tornar um cliente, porque ela tem interesse no que você entrega, ela é o que se chama de persona ou para simplificar público alvo.

Basta você se comunicar bem com ela, produzindo conteúdo para blog, para as redes sociais e até enviando um email marketing que envolva, que encante, que resolva o problema dela.

Ok, você já entendeu, mas como fazer para pôr isso em prática? O que fazer para que os clientes venham até você? É o que falaremos a seguir, acompanhe.

Estratégias de Inbound Marketing para Pequenas Empresas

O inbound marketing para pequenas empresas se agarra no marketing de conteúdo, pois ele é um dos pilares mais importante nas estratégias de atração, conversão e retenção de clientes.

O marketing de conteúdo visa criar um relacionamento com o usuário para resolver seus problemas, entregando textos, desenvolvendo ebooks, criando vídeos, comunicando-se via redes sociais, gravando podcasts, fazendo stories, etc.

O legal disso é que há uma infinidade de possibilidades, basta criar coisas que seja de interesse da sua persona (público alvo) e que entregue algo que seja útil a ela.

Não adianta você gostar de assunto e o conteúdo sobre ele não ser útil, ser chato, não te envolver e não ser claro, concorda?

Por outro lado, não adianta criar um excelente conteúdo se as pessoas não conseguem encontrá-lo.

Por isso, o inbound marketing para pequenas empresas passa por 4 etapas essenciais da jornada do comprador:

  1. Atração: fazer com com os usuários desconhecidos cheguem até você, por meio de blog e redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e até WhatsApp.
  2. Conversão: todo conteúdo deve fazer o visitante virar um lead, ou seja, alguém que quer um relacionamento maior com sua marca, para isso usa-se CTA (chamada para ação), formulários e landing pages.
  3. Fechamento de negócio: nesta etapa o relacionamento com o cliente via CRM e email marketing é um fator decisivo para a boa comunicação e a conversão do lead em cliente.
  4. Encantamento: agora que o usuário tornou-se cliente é o momento de encantá-lo para que ele se torne um embaixador da sua marca, fazendo divulgação orgânica dos seus produtos e serviços. Isso deve ser feito por meio de monitoramento social, estudos dos hábitos virtuais e produção de conteúdo dinâmico.

Essas 4 etapas devem ser construídas com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que os conteúdos alcancem a primeira página dos buscadores e seja útil para o usuário.

E, elas precisam ser monitoradas por meio de ferramentas como Google Ads, SemRush, etc. O monitoramento é um fator importante, pois é com ele que verificamos e analisamos os resultados, permitindo alterar as táticas e aperfeiçoá-las quando preciso.

Por que Investir em Inbound Marketing para Pequenas Empresas?

As etapas de inbound marketing para pequenas empresas apresentadas acima são os principais meios, cada vez mais usados, para conquistar a atenção dos usuários e atingir os objetivos do seu negócio.

O uso cada vez mais comum delas não é porque as estratégias são fáceis, mas, porque oferecem resultados nos crescimentos dos negócios. Por exemplo, uma pesquisa realizada pela MCC-ENET mostra que os índices de vendas online aumentaram mais de 60% no último ano.

Ou seja, atrair a atenção dos usuários online, demonstrando que sua marca tem autoridade no ramo é uma oportunidade de crescer sua empresa.

Além disso, segundo o Panorama Mobiletime — Opinion Box, 85% dos usuários de smartphone compram online. Logo, o primeiro passo para crescer seu negócio é fortalecer a presença online da sua marca.

Porque no fim das contas inbound marketing para pequenas empresas significa um aumento de autoridade da marca, engajamento com os usuários e consequente aumento de vendas.

E então, você já sabe por onde começar? Vamos te dar uma ajuda a seguir.

SEO no Inbound Marketing para Pequenas Empresas

O inbound marketing para pequenas empresas precisa passar pelo SEO, ou seja, você precisa ter um site que esteja bem ranqueado no Google. Para te ajudar nisso, daremos algumas dicas:

Você sabe o que é SEO? Bom, SEO nada mais é do que aplicar estratégia de otimização no seu site, deixando-o compatível com dispositivos móveis, com carregamento rápido e interface agradável ao usuário.

Além de na criação de conteúdo via blog atender os parâmetros do robô do Google e criar algo relevante para o usuário.

Pois, assim quando alguém pesquisar um assunto relacionado ao seu produto ou serviço irá vê-lo na primeira página do buscador e se sentirá atraído.

Com isso, seu site terá a visita de pessoas que estão interessadas no que você vende, porque a pesquisa que ela fez a levou até o seu site.

A partir daí, você precisa envolver as pessoas criando conteúdo que resolva os seus problemas. Então, você deve começar por um blog.

Blog para Inbound

O blog é uma das primeiras etapas de atração do inbound marketing para pequenas empresas, porque afinal é pelas publicações feitas nele que seu endereço será exibido nos buscadores de forma orgânica.

E é pelo que está nele que os usuários começam a jornada do comprador, ou seja, é pelo blog que pessoas desconhecidas conhecem sua marca.

Então, se você vende carros seminovos deve escrever textos que chame atenção de pessoas que têm interesse nesse tema, por exemplo, você pode escrever um texto com o título:

7 Vantagens de um Carro Seminovo para sua Família

Dessa forma quem procura carros seminovos para família encontrará seu blog, conhecerá sua marca e poderá voltar, deixando de ser um desconhecido para ser um visitante recorrente.

E aí cabe demonstrar autoridade no tema para que eles se convertam em leads, entregando dados como e-mail ou WhatsApp para um relacionamento mais próximo com você.

Com isso, você o conhecerá melhor e poderá ofertar o carro seminovo que ela deseja, aumentando muito as chances de compra com você. Tem mais!

Como Encantar Clientes com Inbound Marketing?

Não pense que tudo acaba na venda, o contato continua, agora você precisa oferecer conteúdo para encantar seu cliente, fazendo com que ele vire um embaixador da sua marca.

Essa parte final do inbound marketing para pequenas empresas é que garante um bom relacionamento com os clientes. Ela é baseada em 3 pilares:

  1. Confiança: o cliente deve ver na sua marca uma referência no tema do seu produto, logo se ele quiser saber algo sobre esse assunto, vai lembrar do seu site.
  2. Comunicação: a forma como você se comunica com sua audiência é essencial para que ela continue te visitando e comprando com você, afinal, uma comunicação chata afasta pessoas.
  3. Educação: invista em conteúdo para educar o seu cliente com informações sobre o que ele gosta, sobre o que é de interesse dele e sobre o que é útil.

Essa estratégia é certeira, faça corretamente e seus clientes não vão esquecer de você. Para dar um exemplo, voltemos ao cliente que comprou um carro seminovo, usando os 3 pilares você precisará fornecer:

  • informações sobre o modelo do carro que ele comprou
  • dicas de manutenção
  • curiosidades sobre a marca, etc.

Com isso, você cria promotores que vão trazer novos desconhecidos para sua marca, divulgando seus conteúdos de modo orgânico.

Às vezes, se dá muita atenção a aquisição do cliente e se esquece da retenção. Mesmo sendo mais barato manter o cliente que procurar um novo.

E em muitos casos só é preciso uma atenção simples ao seu cliente como uma resposta rápida a uma solicitação via email ou mídias sociais.

Conclusão

Vimos que as estratégias de inbound marketing para pequenas empresas é essencial para o seu crescimento.

Porque ela reúne ações inovadoras para envolver e converter um desconhecido em lead, depois em cliente e em seguida em advogado da sua marca.

Portanto, contratar uma equipe experiente como a Tendency ou criar uma equipe própria para aplicar o inbound marketing para pequenas empresas precisa ser a prioridade de quem quer ter sucesso hoje em dia.

A pergunta é: você quer ter sucesso? Então é isso, não perca mais tempo, alavanque seus negócios agora mesmo.

Se tiver alguma dúvida e quiser aprofundar mais seu conhecimento sobre inbound marketing para pequenas empresas, entre em contato conosco por aqui. Não atrase seu crescimento!