Blogpost é uma das estratégias de marketing de conteúdo que mais se popularizou nos últimos anos. Isso porque os resultados são muito bons.
Afinal de contas, a maioria dos negócios busca alavancar seus rendimentos e para isso querem qualificar seus prospects, ou seja, visitantes que podem se tornar clientes.
Isso permite que a equipe de venda seja mais eficiente no fechamento da venda e no fim de tudo se economiza na aquisição de clientes.
Isso é só um dos motivos da popularidade do blogpost, mas para colher os resultados é preciso fazer direito, certo?
É isso que abordaremos agora, queremos que você evite os 5 erros mais comuns de um blogpost para que todo potencial da estratégia de conteúdo para blog seja aproveitado por você.
Acompanhe este texto até o fim para melhorar seus resultados e se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários.
O blogpost só atrairá um público qualificado se ele for escrito pensando em pessoas bem específicas: aquelas que estão interessadas na solução que seu produto ou serviço oferece.
Dê uma importância maior à palavra solução. Porque, geralmente, uma pessoa busca por soluções no Google e não por produtos ou serviços.
Então, se alguém está pensando em vender algo pela internet, ela deve buscar por:
- “o que preciso para vender na internet”
- “como vender pela internet”
- onde vender pela internet.”
Se você oferece um serviço de Marketplace, uma consultoria ensinando como vender online ou se faz
criação de sites para ecommerce, seu blogpost precisa focar na solução, que é uma das respostas para o exemplo de busca que demos acima.
E isso você só saberá bem quando criar uma persona para o seu negócio.
O blogpost precisa ser feito para uma persona, então esclarecendo: a persona é um personagem semi fictício, ou seja, um perfil com dados reais do seu público-alvo.
Quando você for escrever o texto, é preciso se comunicar com essa persona. Digamos que, para o exemplo de busca “vender pela internet”, a persona seja:
Com essas informações em mãos, você conseguirá planejar um conteúdo bem direcionado e assim só atrair quem precisa da sua ajuda, entende.
Então, quando for escrever um blogpost não cometa o erro de ignorar a persona do seu negócio.
Um blogpost sem imagem não é muito atrativo, afinal um punhado de texto em blocos desperta certa preguiça no leitor.
Então, as imagens além de ajudar a dar uma quebra no texto, o que chamamos de respiro, também deixa a leitura mais agradável.
E, claro, adicionar imagens no blog post é umas das boas prática de otimização
SEO, isso fará com que seu conteúdo possa aparecer na primeira página do Google quando sua persona te procurar.
Isso acontece porque o Google robô do Google está atento a 2 coisas:
As imagens atendem essas duas exigências, porque deixam os conteúdos mais atrativos e otimizados.
Vamos te dar algumas dicas extras para que suas imagens atendam ao SEO:
Faça isso nos posts que já tem no blog e ganhe chances de melhorar a posição deles no Google.
O blogpost precisa carregar a palavra-chave do início ao fim do artigo, por isso, é preciso escrever no mínimo 1% dela ao longo do texto para que o robô do Google identifique bem o tema da publicação.
Por exemplo, este artigo usa a palavra-chave “blogpost”, então você vai encontrá-lo várias vezes ao longo das nossas dicas.
Mas é preciso fazer isso dentro de um contexto para que o conteúdo fique agradável, se eu ficasse repetindo toda hora a palavra-chave sem motivo, seria muito desagradável, certo?
Essa prática também é uma das estratégias de SEO, afinal, o objetivo ao se escrever para o blog é atrair prospects bem qualificados e se você não estiver na primeira página do Google será difícil alcançar esse objetivo.
Afirmamos isso, porque, segundo
ImForza, 75% dos usuários não passam para a segunda página dos buscadores.
Outro erro comum é publicar o blogpost e nunca mais lembrar dele. É um erro porque todo esforço empregado para escrevê-lo está sendo esquecido.
Depois, demonstra que não acredita no seu conteúdo e se não acredita nem deveria ter postado.
Então, se você tem certeza que seu conteúdo é bom e pode ajudar sua persona, então, invista na atualização dele. Assim, você aumentará as chances de chegar a primeira página do Google.
Essa é uma prática de SEO bem que muitos que investem em marketing digital acabam esquecendo, então, se você quer se destacar, não esqueça de atualizar seus textos antigos.
Para finalizar nossas dicas para evitar os 5 erros mais comuns em blogpost, queremos sair do conteúdo e falar de algo mais estrutural: a funcionalidade do site nos dispositivos móveis.
Certamente sua persona tem celular, porque uma pesquisa do
IBGE afirma que
o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil.
Se você não tiver um site responsivo, que funcione bem nos dispositivos moveis, perderá muitas chances de aumentar seus acessos e consequentemente suas vendas.
Então, além de lembrar-se de escrever para o público certo, colocar imagens otimizadas no blogpost, usar bem a palavra-chave ao longo do texto e atualizar artigos antigos, é preciso deixar seu rodando bem em celulares e tablets.
Essa é a nossa dica para você, não tem segredo, evite esses erros comuns e melhore sua estratégia de marketing de conteúdo.
Se quiser melhorar ainda mais sua estratégia acesse nossos
materiais Incríveis: aprenda mais sobre marketing digital e comece a otimizar as suas estratégias.
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