O e-mail marketing é uma estratégia poderosa para converter sua base de contatos em clientes. Independente do ano em que esteja lendo este texto, o e-mail é essencial no plano de venda do seu negócio.
Pode ter certeza que esse canal eletrônico de comunicação não deve ser ignorado se você quer
escalar seus resultados. E eu explicarei a você o porquê dessa afirmação neste artigo e apresentarei 5 passos para que você consiga converter seus contatos em clientes, acompanhe.
O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação direcionada a contatos de potenciais e atuais clientes via e-mail com objetivos diversos:
A seguir vou falar sobre cada um desses objetivos e fazer algumas recomendações para que aplique na sua estratégia.
Essa estratégia está focada em divulgar produtos da sua empresa para estimular que o contato compre algo do seu catálogo.
E-mails marketing para divulgação de produtos devem ser menos frequentes, caso contrário, você pode ser ignorado por sua audiência ou mesmo cair na caixa de spam.
Por isso, o que recomendo é: dispare bem mais e-mails de conteúdos, newsletters e informativos do que os de divulgação de produtos. Reserve a divulgação de produto para contatos que possuem mais
conexão com a sua marca.
Agora que você já sabe disso, o próximo objetivo é direcionado a gerar essa conexão.
O e-mail marketing é uma ótima maneira de se relacionar com sua audiência e criar um vínculo de confiança com os seus contatos. Essa confiança fará com que o lead seja aquecido e esteja preparado para receber um e-mail de oferta e, finalmente, ser convertido em cliente.
Então, antes de divulgar produtos, ofertas e descontos, ofereça conteúdo de valor para seus contatos. Esses conteúdos devem estar alinhados com sua estratégia de fortalecimento de marca, sendo relevantes para sua audiência.
Para fazer isso dar certo, você precisa abusar do
marketing de conteúdo. Ele é um plano da jornada do consumidor que gera muito resultado, se você não o conhece, leia este artigo:
Entenda a jornada do consumidor e aumente suas vendas.
A newsletters é uma forma de divulgar um conteúdo relevante para sua audiência. Pode ser uma novidade da sua empresa, até mesmo reunir conteúdos de outros canais e divulgá-los via e-mail marketing para seus contatos.
Qual é o objetivo aqui? Ajudar seus contatos. Não deve haver outro objetivo da newsletters além de
ajudar as pessoas que estão na sua lista de e-mail e essa ajuda deve ser de graça.
Você divulga todas as ações que buscam entregar valor para sua audiência. Como? Com marketing de conteúdo. Você pode perguntar: é as vendas? E os clientes?
Eu sei que algumas pessoas acham que
o digital é mágico e vai trazer riqueza de uma dia para o outro, mas não é assim. Trabalhar no digital também é trabalhoso, o diferencial é que ele é acessível. Seja você um empreendedor individual, um profissional liberal ou uma pequena empresa, você tem chances de faturar o mesmo que grandes corporações.
Com muito trabalho. E ajudar as pessoas de graça faz parte desse trabalho. Foque nele e seus resultados serão consistentes.
O e-mail marketing profissional busca promover:
Não é exatamente um desconto, mas a divulgação de algo para a pessoa certa. Com uma base bem segmentada você consegue ter noção se determinado serviço, material rico ou produto será de interesse do seu lead.
Dessa forma o resultado terá mais chances de ser satisfatório, afinal, a pessoa que recebe um e-mail promocional de alguém com quem tem um bom relacionamento tende a abri-lo.
Este e-mail marketing sim foca em dar desconto para determinado produto ou serviço, não é só de conteúdo que vive um negócio.
O conteúdo serve para criar uma amizade com seus contatos, mas depois, é preciso avançar com o relacionamento e efetivar uma venda, isso deve ser feito quando o lead está aquecido.
Ou seja, você não deve enviar um e-mail de desconto o tempo todo, mesmo que você tenha muitos produtos e precise vendê-los, os e-mails de desconto devem ser usados com moderação.
Caso contrário a audiência pode jogá-lo na caixa de SPAM ou fazer o descadastro da sua lista.
Aqui você deve usar com muita alegria sempre que seu lead realizar uma ação: o primeiro e-mail de agradecimento deve ser disparado logo que ele entrar na lista, porque ele se juntou a você, acreditou na sua campanha de captação.
Depois é seguir sendo educado, não tem segredo, se o lead atender alguma demanda sua por e-mail,
agradeça.
Agora vamos logo aos 5 passos que você deve fazer agora para transformar seus contatos em clientes.
O primeiro passo da estratégia certeira de e-mail marketing para converter contatos em clientes é não comprar lista de e-mail.
É preciso usar muitas exclamações ao afirmar isso, pois em hipótese alguma se deve sequer cogitar a possibilidade de comprar lista de contatos para estratégias de e-mail marketing.
Primeiro, as pessoas que desconhecem sua marca podem se sentir incomodadas recebendo e-mails de quem não conhecem, aliás, você mesmo deve se sentir assim.
E-mail é algo pessoal, você não deve invadir a privacidade de uma pessoas sem o consentimento dela: leve isso muito à sério.
Fazer contato com quem não deu permissão a você fará com que sua marca seja vista com maus olhos, você criará um desconforto que pode manchar a credibilidade da sua empresa.
Segundo, ao mandar e-mail sem autorização do destinatário, você pode infligir a
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). E isso resulta em multa e punições legais que podem acabar com seu negócio.
Ou seja, esqueça listas de contatos frios. Se quer usar o e-mail marketing para converter os contatos em clientes, aposte no certo e use as estratégias de marketing digital para criar sua própria base de contatos, combinado?
É muito simples, se você comprou uma lista jogue-a fora! Sim, não use, afinal, você pode ferir a LGPD, entende isso? Você pode fazer algo ilegal e comprometer todo o seu negócio. Esse não é o caminho certo e não faça nada com essa lista a não ser joga-la fora.
Aí você pode me questionar: “mais e o dinheiro que eu investi para comparar a lista?”
Sem muitos rodeios, você jogou dinheiro fora.
Se você estava pensando em comprar uma lista e chegou neste artigo primeiro, parabéns, você evitou perder dinheiro e, melhor, evitou fazer algo ilegal. Então, já aproveita para indicar este artigo para aquele seu amigo que estava pensando a mesma coisa.
Certo, então agora vou dizer como você deve criar sua lista de e-mail de forma certa, veja.
A melhor forma de criar uma lista de contatos para e-mail marketing é saber que só devem entrar para ela. Eu digo que só quem gosta do que você faz e gosta da sua marca deve entrar, porque não adianta lotar a lista de gente que não conhece sua empresa.
O e-mail busca avançar na estratégia do
funil de vendas, então para criar uma boa lista, você deve investir no reconhecimento da marca primeiro. Para isso, produza conteúdo de graça e para todo mundo, só então é que você deve avançar.
Até dá para se relacionar com o público direto por e-mail, mas você gastará mais energia, então crie um relacionamento mais forte com seu público antes de mandá-lo para o e-mail.
Lembre-se que se a pessoa não tem uma boa relação com sua marca, ela pode apagar o e-mail, excluí-lo e até mesmo colocá-lo no SPAM. Para ter um bom retorno, invista no relacionamento nas mídias topo de funil:
Depois, você deve criar uma ótima
landing page de conversão onde o visitante saberá detalhadamente porque ele deve entrar para sua lista, qual será a vantagem e como funciona ela funciona.
Você pode até dar uma prova disso na preparação da captação do lead, quer dizer, quando estiver chamando o pessoal para página de captura, usando os meios mais tradicionais, porque eles dão certo:
E por fim, siga nossa próxima dica: sempre renove sua base de leads
excluindo dela quem não interage com você por muito tempo, explico.
A estratégia de e-mail marketing para transformar contatos em clientes não deve ser um baú onde os contatos vão entrando e se perdem para nunca mais sair de lá. Muito pelo contrário, se você quer vender bem pelo e-mail, precisa limpá-lo com frequência.
Afinal, o que é limpar e-mail marketing e como se faz isso?
Limpar sua lista de e-mail é essencial para que a autoridade do seu IP seja boa. Se as pessoas jogam seu e-mail na lista de SPAM, na lista de indesejados, você perde a confiança dos servidores e isso atrapalha suas métricas — vamos dar mais detalhes sobre métricas na dica 5.
Além disso, com o tempo algumas pessoas podem parar de usar o endereço que se cadastraram, excluir a conta etc. Então para evitar que seus contatos fiquem inativos é preciso fazer a limpeza de tempos em tempos.
Talvez você fique em dúvida sobre quando fazer a limpeza. Bom, você precisa analisar as métricas, veja como está sua a taxa de entrega, seu hard bounces, soft bounces e descadastramentos.
Assim você sabe se é a hora de excluir uns contatos, não tem receita, você precisa analisar seus dados. Presta atenção: não se preocupe, vamos falar sobre essas métricas e dados mais abaixo.
Os servidores de internet estão cada vez mais preocupados com a
privacidade dos usuários. Logo, quem mantém uma lista ruim de e-mails e prejudica seu IP tende a ter baixíssimos resultados com e-mail marketing.
Agora começa a limpeza, para isso você pode usar algumas ferramentas que vão te ajudar a identificar o e-mails ruins, algumas delas são:
Outra dica interessante é perguntar se seus contatos desejam continuar na lista. Assim você incentiva que quem não acompanha seus resultados saiam de forma amigável e deixem de prejudicar sua autoridade.
O e-mail marketing automatizado permite economizar energia para escalar sua estratégia. Afinal, cada ação que seu contato tomar, levará ele para um passo estabelecido no seu fluxo de automação, por exemplo:
Você pode criar uma automação para enviar um e-mail de boas-vindas para todo contato que acabou de entrar na sua lista. Dessa forma, você não precisará fazer isso manualmente e nem precisará acompanhar a entrada de novos leads toda hora.
Depois, dentro desse e-mail pode haver um botão para que ele confirme a inscrição, ao confirmar o fluxo encaminhará um conteúdo pré-escolhido para quem acabou de chegar.
Se o contato não confirmar, você pode programar no fluxo um outro e-mail avisando que ele esqueceu de confirmar. Assim, se ele realmente deseja receber os conteúdos que você preparou, ele deve apertar o botão de confirmação.
Tudo isso de forma automática, sem que você precise ficar olhando quando entrou um novo contato, qual conteúdo terá que fazer para ele etc.
Você faz quantos
fluxos de e-mail marketing quiser dentro da estratégia que desejar para que o contato receba seus conteúdos, newsletters, promoções e por aí vai.
Você pode criar automações personalizadas para uma interação com o contato:
Crie estratégias e teste. A automação permite que você aplique a jornada de compra até o fundo de funil onde o contato comprará algo seu e se tornará cliente. Esse passo é fundamental para transformar contatos em clientes.
Aqui na agência, usamos o CRM da
Resultados Digitais para criar as automações para cada um dos nossos clientes e temos ótimos resultados.
Por fim, seu e-mail marketing só vai transformar contatos em clientes se você analisar os números constantemente para aperfeiçoar sua estratégia.
Se um e-mail teve pouca taxa de abertura, você precisa fazer algo para mudar isso, por exemplo, mudar o assunto, mas para isso é preciso conhecer as métricas, então vamos a elas:
Agora, você precisa observar cada uma dessas métricas e adaptar sua estratégia para melhorá-las, porque sempre é possível melhorar: pense assim.
O e-mail marketing pode trazer resultados maravilhosos dentro da sua estratégia de vendas no digital, mas para isso você tem que saber usá-lo.
Nós queremos que você o use muito bem, foi por isso que escrevemos este artigo.
Então, aplique todos os 5 passos que compartilhamos com você e transforme esse volume de contato que você tem em clientes. Mas lembre-se: a comunicação certeira é essencial para isso.
Seja objetivo, informe quais os benefícios o contato tem ao ficar na sua lista, quais são suas intenções com ele.
Crie KPIs (indicadores de performance) claros para aperfeiçoar suas estratégias. Produza conteúdo para se conectar com o pessoal e escreva como se estivesse conversando diretamente com ele.
Isso vai ajudar que o contato leia tudo o que tem a dizer. Fazendo isso, seus contatos se tornarão clientes. Agora vai lá e aplica tudo.
Se tiver alguma dúvida, o campo de comentários está à sua disposição, ou seja, achar melhor, pode entrar em contato com a gente por
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