Smarketing: aumente o faturamento do seu negócio

Maykon Marins

Se você deseja aumentar seu faturamento de forma eficaz e consistente é preciso conhecer o smarketing.

Marketing Digital

Se você deseja aumentar seu faturamento de forma eficaz e consistente é preciso conhecer o smarketing.

O smarketing é uma estratégia para lá de eficaz porque une os setores mais importantes de uma empresa para aumentar o faturamento. Esses setores forma o nome dessa técnica: vendas (sales, em inglês) e marketing, ou seja, sales + marketing, por isso, s+marketing.

Mas para além do nome a estratégia que acompanha o sentido da palavra é eficiente, mais do que isso, ela é a chance que empresas têm de aumentar seu faturamento de forma organizada e duradoura.

Se você quer melhorar seu negócio, aumentando o caixa para investimento próprio ou demonstrando eficiência gerencial para atrair investidores, você precisa implementar o smarketing na sua empresa o mais rápido possível.

Se você não sabe nada sobre o assunto ou sabe pouco e quer uma ajuda então você está no texto certo.

Reunimos neste artigo bastante conteúdo sobre o tema, ao fim da leitura você estará pronto para iniciar as estratégias de smarketing na sua empresa para aumentar o seu faturamento e, quando isso acontecer, lembre-se de nos avisar.

Neste artigo, fizemos uma divisão em títulos para facilitar sua leitura, assim, se precisar descansar um pouco ou parar para fazer alguma tarefa, será fácil retomar a leitura depois. Veja:

  • O que é smarketing?
  • Por que alinhar vendas e marketing?
  • Como implementar smarketing na sua empresa
  • 5 vantagens do smarketing
  • Conclusão

O que é smarketing?

Com certeza você já ouviu o ditado "união faz a força"e "unidos venceremos", ou tantas outras frases de sabedoria popular que falam sobre a importância que o trabalho conjunto e a colaboração entre duas ou mais pessoas proporciona, certo?

E assim como a maioria das pessoas você deve pensar o mesmo, não é? E está certíssimo, mas não adianta só pensar, é preciso colocar isso em prática: é exatamente isso que faz o smarketing.

O smarketing é a união do time de vendas e do time de marketing para pôr em prática esses ditados populares e assim obter sucesso, pois sabemos que a fé sem obras é morta, não é isso que diz o apóstolo? Então, além de acreditar, precisamos praticar. Veja alguns conselhos poderosos que separamos para você:

  • Henry Ford: “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso.”
  • Esopo: "Unidos venceremos. Divididos, cairemos."
  • Provérbio africano: "A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome."
  • Raul Seixas: “A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas.”
  • Padre António Vieira: “O querer e o poder, se divididos são nada, junto e unidos são tudo.”

Seguindo e praticando esses conselhos você aumentará não só seu faturamento, mas também tudo o que for preciso para alcançar o sucesso na sua vida. O smarketing então permite a união dos dois times mais importantes da sua empresa.

Não existirá mais rivalidade entre os vendedores e os marqueteiros, agora, eles vão trabalhar juntos com garra e determinação, o resultado disso será maravilhoso.

Por que alinhar vendas e marketing?

Agora que você já sabe o que é smarketing, vamos entender os motivos que nos leva a dizer que alinhar vendas e marketing aumentará o faturamento do seu negócio, acompanhe esse texto até o fim e veja por que deve seguir este caminho.

Você deve ter lido nosso artigo sobre inbound marketing e jornada do consumidor, nele abordamos a importância que o marketing digital tem para qualquer empresa que queira obter sucesso, já que o comportamento do consumidor, abordado com profundidade no artigo sobre jornada, não é mais o mesmo com o crescimento da internet.

Dessa forma, atrair a atenção do consumidor para convertê-lo em lead é a primeira missão do setor de marketing no funil de vendas, depois os leads são passados para equipe de vendas que irá torná-los clientes.

Mas não adianta converter um lead para email marketing de topo de funil, ou seja, período em que o lead ainda está conhecendo, e logo enviá-lo para equipe de vendas. É preciso um planejamento estratégico entre as duas equipes para chegar ao momento certo em que o lead passará para o vendedor.

Esse momento pode ser chamado de momento quente ou qualquer outro nome que queira dar, um nome que informa quando o lead já conhece o seu problema, já sabe como solucioná-lo e agora já conhece quem pode solucioná-lo (você).

A equipe de marketing então fica responsável por identificar o momento certo em que o lead está qualificado para receber o contato do vendedor.

Com o lead preparado a venda terá muito mais chances de se efetivar: de acordo com Aberdeen Group, empresas que alinham equipe de marketing e de vendas têm um aumento de 20% na receita por ano, já as que não fazem isso só 4%. E então, o quanto você quer aumentar seu faturamento? A escolha é sua.

O marketing precisa falar a mesma língua que a equipe de vendas, seus colaboradores precisam saber a importância de trabalharem em união. É claro que os vendedores querem vender mais, certo?

Então demonstre que a equipe de marketing consegue descobrir o momento certo em que o lead está pronto para venda e demonstre para equipe de marketing que os parâmetros de relacionamento como a satisfação e o relacionamento do cliente com a marca aumentará com esse trabalho em grupo. Dito isso, continue lendo para ver como implementá-lo na sua empresa.

Como implementar smarketing na empresa?

O smarketing une as equipes em torno do mesmo objetivo então as duas precisam buscar a mesma meta, isso mesmo, você precisa estabelecer uma meta conjunta para que eles comecem a se tornar uma só equipe em busca dos mesmos objetivos.

A meta depende de cada negócio, certo? Se você tem uma clínica uma meta comum pode ser o número de consultas agendadas, entendeu? Veja exemplos para outros negócios:

  • quantidade de produtos vendidos;
  • número de alunos matriculados;
  • quantidade de visitas realizadas;
  • número de contratos fechados.

E por aí vai. O objetivo dependerá do seu negócio e nem precisa ser exatamente focado na receita, você pode querer que pessoas visitem uma exposição, por exemplo. Assim a meta será a quantidade de pessoas que confirmaram presença no evento por meio de uma lista ou algo que possa ser conferido.

Depois é preciso:

  • adotar o inbound marketing como estratégia principal para captar, converter, vender e encantar cliente;
  • a quantidade de leads deve está ligada ao número de vendas, afinal, são os leads que se tornarão clientes;
  • as metas devem ser acompanhadas pelas duas equipes, todos devem ver o progresso para fazerem ajustes se for necessário;
  • personalizar toda a ação em volta da persona (perfil do público-alvo) com dados de ambas equipes;
  • use o funil de vendas para que as equipes falem a mesma língua, o marketing fica responsável pelo topo e a venda pelo fim. Já o meio é a integração entre ambas equipes. Dessa forma, todos saberão o que é lead, prospect e em que partes do funil estão;
  • passar leads para vendas quando realmente estiverem prontos, ou seja, engajados e bem interessados no produto/serviço;
  • compensação, todos devem ser compensados da mesma forma quando a meta final for alcançada, afinal, o smarketing (vendas e marketing) possibilitou isso.

Fazendo isso, suas equipes trabalharão juntas para alcançar a meta e serem recompensados, o bom disso tudo é que todo mundo estará envolvido em todo o processo do funil de vendas. Tudo isso trará muitas vantagens, veja algumas:

5 vantagens do smarketing

  1. Colher informações em tempo real, em cada etapa do funil para aprimorar as estratégias de captação, conversão e venda.
  2. Verificar com a equipe de vendas donde veio os maiores fechamentos: blog, e-mail marketing, links patrocinados, redes sociais, etc.
  3. A equipe de venda poderá conhecer melhor o lead e adaptar sua abordagem conforme o comportamento dele nas etapas anteriores do funil.
  4. Melhorar o engajamento dos colaboradores da empresa: ver todos focados em um único objetivo, percorrendo o caminho necessário, torna o ambiente de trabalho mais agradável.
  5. Aumenta o faturamento do seu negócio: como já apresentamos acima, o smarketing pode aumentar seu faturamento em 20%.

Conclusão

O smarketing entrega muito resultado para as empresas, independente do tamanho, a estratégia é uma enorme oportunidade para que as pequenas e médias empresas aumentam seu faturamento e cresçam bastante.

Isso porque aplicar o inbound marketing não é caro, fazendo com que empresas menores possam ganhar muito espaço em seu nicho de atuação, tornando-se bem competitiva e até conseguindo enfrentar gigantes do setor.

 

Então, não espere que outros passem a sua frente, aplique o smarketing agora mesmo na sua empresa e veja seu faturamento aumentar como nunca.

E, é claro, o smarketing funciona em conjunto com o inbound marketing então para conhecer mais, baixe nosso ebook gratuito clicando na imagem abaixo: