E-mail Marketing

<p>O uso do <strong>e-mail marketing</strong> em um projeto de <u><a href="https://tendency.com.br/consultoria-seo">consultoria SEO</a></u> ainda &eacute; uma &oacute;tima estrat&eacute;gia de <u><a href="https://tendency.com.br/marketing-conteudo">marketing de conte&uacute;do</a></u>.</p> <p>Com ele &eacute; poss&iacute;vel fazer contato direto com o cliente, sem depender da indexa&ccedil;&atilde;o do Google, em caso de conte&uacute;dos para blogs, ou de alcance nas m&iacute;dias sociais, que s&atilde;o controladas pelas plataformas.</p> <p>Por isso, o uso do e-mail marketing cresceu muito, focado na convers&atilde;o e tamb&eacute;m no relacionamento p&oacute;s-venda com o cliente.</p> <p>A Tendency cria conte&uacute;dos de e-mail marketing exclusivos para cada persona (cliente ideal), focando na convers&atilde;o, ou seja, fazendo com que a pessoa que l&ecirc; o e-mail fa&ccedil;a uma a&ccedil;&atilde;o como:</p> <ul> <li>clicar no link para ler um conte&uacute;do</li> <li>assistir um v&iacute;deo indicado</li> <li>responder uma pesquisa</li> <li>baixar um app ou ebook</li> <li>fazer uma compra.</li> </ul> <p>Ou qualquer outra a&ccedil;&atilde;o semelhante, elaborada para o p&uacute;blico desejado via e-mail marketing.</p> <p>Por&eacute;m para que isso d&ecirc; certo &eacute; preciso criar estrat&eacute;gias que levem em conta que cada e-mail &eacute; um potencial cliente. N&oacute;s fazemos isso e obtemos &oacute;timos resultados.</p> <p>Veja, ent&atilde;o, o que nossa equipe faz para que os resultados via e-mail marketing sejam satisfat&oacute;rios:</p> <h2>Personalizar a lista de e-mail marketing</h2> <p>Criar uma lista de e-mail marketing personalizada &eacute; essencial para que a sua estrat&eacute;gia de neg&oacute;cio d&ecirc; certo.</p> <p>Ent&atilde;o, separar os clientes em interesses &eacute; o primeiro passo para alcan&ccedil;ar seu objetivo, n&atilde;o adianta disparar qualquer conte&uacute;do para os seus contatos.&nbsp;</p> <p>Um e-mail marketing de sucesso &eacute; aquele que &eacute; relevante para o leitor.</p> <p>O que adianta mandar um e-mail com campanha de petiscos para cachorro a um lead (cliente) que n&atilde;o tem cachorro e pior: que n&atilde;o gosta de c&atilde;es?</p> <p>Ele n&atilde;o vai abrir o conte&uacute;do, pode cancelar a assinatura da sua lista de e-mails ou, o mais grave, te jogar na lista de spam.</p> <p>Para evitar isso, &eacute; preciso conhecer sua lista de contatos, estudar os dados dispon&iacute;veis e criar uma campanha personalizada para cada um.</p> <p>Assim, a convers&atilde;o ser&aacute; natural.</p> <p>&Eacute; claro que para fazer isso &eacute; preciso ter os e-mails de seus clientes. Se voc&ecirc; n&atilde;o tem, ent&atilde;o voc&ecirc; est&aacute; perdendo dinheiro. Veja abaixo como criar uma lista de e-mails.</p> <h2><br /> Como criar uma lista de e-mails</h2> <p>Para fazer uma campanha de e-mail marketing voc&ecirc; precisa seduzir seu cliente, no bom sentido, para que ele te entregue o endere&ccedil;o eletr&ocirc;nico, mas como se faz isso?</p> <p>&Eacute; preciso tra&ccedil;ar um plano para cada neg&oacute;cio:</p> <ul> <li>Se voc&ecirc; possui uma loja f&iacute;sica onde os clientes compram direto com voc&ecirc;, &eacute; poss&iacute;vel oferecer desconto em troca de um cadastro no seu sistema.</li> </ul> <ul> <li>Se seu neg&oacute;cio &eacute; online, ofere&ccedil;a um conte&uacute;do exclusivo em troca do e-mail, <u><a href="https://tendency.com.br/desenvolvimento-books">desenvolva&nbsp;um e-book</a></u>&nbsp;e ofere&ccedil;a,&nbsp;d&ecirc; consultoria de gra&ccedil;a, desconto no produto, ou mais informa&ccedil;&otilde;es que seja do interesse do visitante.</li> </ul> <p>Cada p&uacute;blico &eacute; um e cada neg&oacute;cio &eacute; diferente do outro, logo os meios para se criar uma lista para e-mail marketing tamb&eacute;m ser&atilde;o diferentes.</p> <p>Mas o que todos os neg&oacute;cios t&ecirc;m em comum &eacute; o seguinte:<br /> &nbsp;</p> <h2>Como n&atilde;o criar uma lista de e-mails</h2> <p>O e-mail marketing, aplicado de maneira certa, aumenta muito os ganhos do seu neg&oacute;cio e muitas pessoas querem isso de modo r&aacute;pido: para ontem.</p> <p>Com isso, acabam realizando pr&aacute;ticas n&atilde;o recomendadas na &aacute;rea de marketing digital, por exemplo, comprar lista de e-mails de terceiros.</p> <p>Essa pr&aacute;tica conden&aacute;vel e jogar&aacute; seu dinheiro fora, por v&aacute;rios motivos, listamos alguns deles abaixo:</p> <ul> <li>gera insatisfa&ccedil;&atilde;o no usu&aacute;rio por receber conte&uacute;do sem autoriza&ccedil;&atilde;o</li> </ul> <ul> <li>o cliente recebe conte&uacute;dos que n&atilde;o s&atilde;o de seu interesse</li> </ul> <ul> <li>o e-mail da sua marca pode entrar na lista negra ao ser marcado como spam (isso prejudica a taxa de entrega deles para outras pessoas).</li> </ul> <ul> <li>desinteresse pelo seu produto, ou seja, n&atilde;o vai converter</li> </ul> <ul> <li>perda de tempo criando conte&uacute;do que n&atilde;o dar&aacute; resultado</li> </ul> <ul> <li>enfraquecimento da marca.</li> </ul> <p>Esses s&atilde;o alguns dos motivos para que voc&ecirc; n&atilde;o compre uma lista de e-mails e tamb&eacute;m n&atilde;o dispare qualquer conte&uacute;do para o seu p&uacute;blico.</p> <p>Voc&ecirc; deve seguir&nbsp;a estrat&eacute;gia certa para que seu objetivo seja&nbsp;alcan&ccedil;ado:</p> <ul> <li>ent&atilde;o, se voc&ecirc; quer&nbsp;vender mais, voc&ecirc; vender&aacute;</li> </ul> <ul> <li>se quer aumentar o engajamento do cliente com sua marca, ent&atilde;o, voc&ecirc; aumentar&aacute;.</li> </ul> <p>Basta fazer a coisa certa. N&atilde;o existe segredo.</p> <p>E ent&atilde;o, que tal come&ccedil;ar agora mesmo a tra&ccedil;ar a estrat&eacute;gia certa para o seu neg&oacute;cio? Entre em contato conosco por <a href="https://tendency.com.br/contato"><u>aqui </u></a>e marque uma consultoria.</p>

O uso do e-mail marketing em um projeto de consultoria SEO ainda é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo.

Com ele é possível fazer contato direto com o cliente, sem depender da indexação do Google, em caso de conteúdos para blogs, ou de alcance nas mídias sociais, que são controladas pelas plataformas.

Por isso, o uso do e-mail marketing cresceu muito, focado na conversão e também no relacionamento pós-venda com o cliente.

A Tendency cria conteúdos de e-mail marketing exclusivos para cada persona (cliente ideal), focando na conversão, ou seja, fazendo com que a pessoa que lê o e-mail faça uma ação como:

  • clicar no link para ler um conteúdo
  • assistir um vídeo indicado
  • responder uma pesquisa
  • baixar um app ou ebook
  • fazer uma compra.

Ou qualquer outra ação semelhante, elaborada para o público desejado via e-mail marketing.

Porém para que isso dê certo é preciso criar estratégias que levem em conta que cada e-mail é um potencial cliente. Nós fazemos isso e obtemos ótimos resultados.

Veja, então, o que nossa equipe faz para que os resultados via e-mail marketing sejam satisfatórios:

Personalizar a lista de e-mail marketing

Criar uma lista de e-mail marketing personalizada é essencial para que a sua estratégia de negócio dê certo.

Então, separar os clientes em interesses é o primeiro passo para alcançar seu objetivo, não adianta disparar qualquer conteúdo para os seus contatos. 

Um e-mail marketing de sucesso é aquele que é relevante para o leitor.

O que adianta mandar um e-mail com campanha de petiscos para cachorro a um lead (cliente) que não tem cachorro e pior: que não gosta de cães?

Ele não vai abrir o conteúdo, pode cancelar a assinatura da sua lista de e-mails ou, o mais grave, te jogar na lista de spam.

Para evitar isso, é preciso conhecer sua lista de contatos, estudar os dados disponíveis e criar uma campanha personalizada para cada um.

Assim, a conversão será natural.

É claro que para fazer isso é preciso ter os e-mails de seus clientes. Se você não tem, então você está perdendo dinheiro. Veja abaixo como criar uma lista de e-mails.


Como criar uma lista de e-mails

Para fazer uma campanha de e-mail marketing você precisa seduzir seu cliente, no bom sentido, para que ele te entregue o endereço eletrônico, mas como se faz isso?

É preciso traçar um plano para cada negócio:

  • Se você possui uma loja física onde os clientes compram direto com você, é possível oferecer desconto em troca de um cadastro no seu sistema.
  • Se seu negócio é online, ofereça um conteúdo exclusivo em troca do e-mail, desenvolva um e-book e ofereça, dê consultoria de graça, desconto no produto, ou mais informações que seja do interesse do visitante.

Cada público é um e cada negócio é diferente do outro, logo os meios para se criar uma lista para e-mail marketing também serão diferentes.

Mas o que todos os negócios têm em comum é o seguinte:
 

Como não criar uma lista de e-mails

O e-mail marketing, aplicado de maneira certa, aumenta muito os ganhos do seu negócio e muitas pessoas querem isso de modo rápido: para ontem.

Com isso, acabam realizando práticas não recomendadas na área de marketing digital, por exemplo, comprar lista de e-mails de terceiros.

Essa prática condenável e jogará seu dinheiro fora, por vários motivos, listamos alguns deles abaixo:

  • gera insatisfação no usuário por receber conteúdo sem autorização
  • o cliente recebe conteúdos que não são de seu interesse
  • o e-mail da sua marca pode entrar na lista negra ao ser marcado como spam (isso prejudica a taxa de entrega deles para outras pessoas).
  • desinteresse pelo seu produto, ou seja, não vai converter
  • perda de tempo criando conteúdo que não dará resultado
  • enfraquecimento da marca.

Esses são alguns dos motivos para que você não compre uma lista de e-mails e também não dispare qualquer conteúdo para o seu público.

Você deve seguir a estratégia certa para que seu objetivo seja alcançado:

  • então, se você quer vender mais, você venderá
  • se quer aumentar o engajamento do cliente com sua marca, então, você aumentará.

Basta fazer a coisa certa. Não existe segredo.

E então, que tal começar agora mesmo a traçar a estratégia certa para o seu negócio? Entre em contato conosco por aqui e marque uma consultoria.