Marketing Digital em Tempos de Crise

Maykon Marins

Use o marketing digital em tempos de crise a seu favor, ajudando as pessoas.

Marketing Digital

Use o marketing digital em tempos de crise a seu favor, ajudando as pessoas.

O marketing digital em tempos de crise vai ajudar o seu negócio e também melhorar o dia a dia das pessoas.

Neste texto, vamos mostrar a você como fazer com que seu negócio não saia tão prejudicado da crise, ajudando seu público e clientes a enfrentar o momento ruim de forma inteligente.

Surtos virais não são novidades na história, já tivemos algumas tão graves como o coronavírus, por exemplo:

  • Varíola, também causada por vírus. Ela tinha uma taxa de mortalidade de 30%, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, e foi erradicada por vacina.
  • Tifo, doença que matou muita gente entre 1917 e 1922, em plena Grande Guerra.
  • Cólera, que, infelizmente, ainda mata muita gente por aí, segundo a OMS.
  • Tuberculose, doença retratada bem na nossa literatura, por Nelson Rodrigues, por exemplo, ela ainda resiste até hoje, como menos força, é claro.
  • HIV ou AIDS causou uma grande preocupação mundial e matou muita gente durante seu surgimento, ainda não há cura, mas está bem controlada.
  • Ebola, esse vírus é mais recente e talvez você se lembre dele, também causou grande comoção mundial, matou bastante gente, mas foi controlado.

Agora, chega de falar de doença. Já mostrei exemplos suficientes para, a partir deles, tirar duas conclusões:

  1. surtos de doenças sempre existiram;
  2. surtos de doenças sempre existirão.

Ou seja, tempos de crise por doenças causadas por vírus e bactérias podem surgir a qualquer momento, mas a pergunta que você deve fazer é:

como passar por isso sem prejudicar a minha vida, a dos meus familiares, amigos e clientes?

A seguir, você vai ver como o marketing digital em tempos de crise pode evitar o colapso dos seus negócios. Afinal, é do seu trabalho que sai o sustento da sua família e de tantas outras, certo?

Marketing Digital, Publicidade e Crise

O marketing digital mudou muito o mercado de publicidade e propaganda porque agora o objetivo não é vender, vender, vender a qualquer custo. O foco é outro, a venda é uma consequência fundamental, é claro. Não podemos diminuir isso.

Mas o Inbound Marketing quer que as pessoas cheguem até o seu negócio e não que você gaste rios de dinheiro com publicidade para alcançar milhões de pessoas em qualquer lugar.

Isso é coisa do passado, agora a publicidade deve focar nas pessoas certas.

O objetivo do marketing digital

Eu investi tempo neste artigo para pessoas que têm interesse no tema marketing digital e que querem saber como usá-lo em tempos de crise para diminuir os danos no funcionamento da empresa.

Por isso, você está lendo até aqui, eu deixei claro o objetivo do texto logo no início, então já afastei quem não está interessado nisso.

Este artigo não é para qualquer um, sabe por quê? Porque se a pessoa não quer melhorar os negócios, não quer vencer a crise, não quer buscar alternativas, não quer inovar, não quer sair da zona de conforto, este artigo será inútil para ela.

E, eu não quero gastar dinheiro com ela, entende? Eu quero gastar meu tempo, porque time is money, com você que deseja usar o marketing digital em tempos de crise para fortalecer o relacionamento com os clientes, vender mais, etc. Vou falar melhor sobre isso mais abaixo.

Tudo isso, porque, nós da Tendency, queremos te ajudar e de graça. Isso mesmo! Você não precisa pagar pelas dicas preciosas que receberá aqui. Nós estamos fazendo marketing de conteúdo.

E você deve fazer o mesmo com seus clientes. O marketing de conteúdo não dá prejuízo, muito pelo contrário. Continue a leitura, vou falar mais sobre isso a seguir.

A publicidade de graça

O marketing de conteúdo deve ser de graça, você produz algo que seu público-alvo deseja consumir sem cobrar por isso.

O objetivo principal não é vender e sim criar um relacionamento consistente com quem realmente tem interesse no que fazemos. A entrada do visitante na jornada do consumidor deve ser natural.

Pense assim com o seu público, desde a visita no site até a visita em uma loja: você precisa entregar excelência, mesmo que a pessoa não queira comprar.

Você vai ajudá-lo entregando algo que seja útil. Ok, e o dinheiro para sustentar os negócios? Deixe o de The Flash passar, vamos com calma, nas preliminares.

Se você criar uma relação com visitante, ele vai voltar amanhã e depois. No dia em que ele precisar do que seu produto, vai comprar com você ou pode até não comprar, mas certamente vai influenciar alguém a comprar.

E tudo isso pode ser usado na crise, seja ela: viral, financeira, moral, política, etc. Então, vamos ao ponto:

Como usar o marketing digital em tempos de crise para ajudar seu negócio?

Todo mundo sabe que precisa tratar o cliente com excelência, por quê? Porque ele vai influenciar toda comunidade dele, dizendo como foi a experiência excelente que teve com seu negócio.

Entendeu? Você não quer um cliente que compre e nunca mais volte, certo? Todo empreendedor inteligente quer fidelizar o cliente, ou como se costuma dizer, reter o cliente.

Quando eu era vendedor em uma loja de importados aprendi que deveria dar toda atenção ao visitante, pois só assim ele fecharia a venda, mesmo que não fosse naquele momento.

E, de fato, isso acontecia. Era época das câmeras digitais, talvez você lembre da Cyber-Shot com SD, ela tinham display para ver e apagar as fotos tiradas, era uma novidade e tanta.

Eu perdia, ou melhor, investia muitos minutos da seguinte forma:

  • explicando as funcionalidades do aparelho;
  • tirando fotos,
  • apagando foto;
  • deixando o cliente tirar a foto dele, etc.

O visitante já podia se considerar um fotógrafo amador, mas para isso ele precisava da câmera.

Assim eu criava uma relação com a pessoa, e mesmo sendo esse o meu trabalho, ela queria retribuir: como ela fazia isso? Comprando comigo.

A compra poderia não ser no dia, mas acontecia. Afinal de contas, foi ela quem chegou em mim, eu não fui até ela na rua dizendo: vem ver a câmera! Ela já estava querendo uma câmera digital, entende?

O mesmo acontece no inbound marketing, a pessoa chega até você pelo pelos buscadores ou por influência de alguém que te achou pelo Google. Por isso, você precisa fazer uma análise SEO do seu site.

Isso permitirá que seu conteúdo seja localizado por quem se interessa pelo seu produto.

Você já chegou aqui, pegou o espírito da coisa, agora continue a leitura, eu vou te dar exemplos de como usar o marketing digital em tempos de crise. Vamos lá.

Exemplos de Marketing Digital em Tempos de Crise

Vamos então pegar exemplos para saber como aproveitar esse momento de crise para criar uma forte relação com os clientes e o público-alvo do seu negócio.

As pessoas estão cada vez mais unidas e focadas na prevenção, logo ser responsável em momentos assim, mesmo que com medidas simples, às vezes até simbólicas, causam empatia nas pessoas.

É assim que se faz:

McDonald's Brasil

Uma das maiores redes de fast food do mundo, o McDonald's, resolveu anunciar as medidas de prevenção contra o COVID-19, coronavírus, em um vídeo. Veja:

Viu como ela passou uma mensagem de que deseja o bem tanto para os clientes quanto para os colaboradores e ainda passou informações sobre como o funcionamento do negócio acontecerá durante a crise?

Ou seja, demonstrou empatia para todos e manteve o funcionamento, mesmo que reduzido das suas atividades.

Rede Globo

A maior emissora de rede de televisão aberta no Brasil, a Rede Globo de Televisão, participou da campanha de prevenção contra o Zika Vírus. Um período bem ruim onde crianças com mães infectadas poderiam nascer com microcefalia. Veja:

Diante de momentos graves, criar empatia, contribuir para a redução do problema fará com que sua marca seja lembrada. Não por todos, é claro, mas isso fortalecerá a relação que com o público que já te conhece e atrairá muitos outros.

Agora vou dar um exemplo de um negócio menor, acompanhe.

Colégio Clara Suiter

Houve uma época em que o vírus H1N1 resolveu dar as caras por aqui, da mesma forma alguns negócios resolveram ajudar. Separei a ação do Colégio Clara Suiter:

 

Tudo isso é muito bem visto pelo público, assim, além de você se unir com as pessoas prevenindo e remediando a situação de crise, você consegue promover sua marca, trabalhando tudo o que foi abordado sobre fidelização do cliente.

Agora vou te dar 4 dicas para fazer marketing digital em tempos de crise. Vamos lá!

4 ações para elaborar campanhas de marketing digital em tempos de crise

  1. Veja como seus clientes estão reagindo à crise, para isso, acompanhe-os nas redes sociais. Lembre-se de que você tem de entregar algo que seja de valor para sua persona e não para todo mundo.
  2. Dê dicas oficiais de prevenção, mas verifique antes em canais oficiais, como Ministério da Saúde e OMS, em caso de doenças. Cuidado com as notícias falsas para não prejudicar sua marca.
  3. Faça um comunicado promovendo as ações que sua empresa está tomando para colaborar com o cenário.
  4. Crie medidas para diminuir os impactos no seu negócio como, oferecer algum serviço ou produto gratuito, por exemplo: entrega 100% grátis até o fim da crise. O produto mais procurado pela crise com 10% de desconto.

Aliás, não aumente os preços dos produtos só para melhorar seu lucro durante a crise, pois estará fazendo tudo errado e em vez das pessoas amarem sua marca, elas vão odiar.

Abasteça seu estoque e ofereça descontos, conforme indicado na ação 4.

Conclusão

Pronto, você já pode aproveitar o marketing digital em tempos de crise para ajudar a comunidade local ou nacional no enfrentamento dela, seguindo os exemplos que apresentamos e também as 4 ações para elaboração de campanhas.

Isso fará com que seu negócio continue de pé e seja lembrado pelo seu público-alvo, afinal, você se importou com elas, entregou algo que as ajudará e demonstrou responsabilidade social.