Criar Campanha no Facebook para alcançar seus objetivos comerciais

Maykon Marins

Aprenda com esse artigo como criar campanha no Facebook para alcançar seus objetivos comerciais e ter excelentes resultados!

Facebook ADS

Aprenda com esse artigo como criar campanha no Facebook para alcançar seus objetivos comerciais e ter excelentes resultados!

 

Criar campanha no Facebook é uma tarefa relativamente fácil, você já deve ter visto uma sugestão da plataforma para impulsionar uma de suas publicações. Lá, é possível ver que não é nada de outro mundo criar um anúncio na plataforma.

Mas, se você acha que criar um anúncio no Facebook Ads é o suficiente, sinto lhe informar, mas você está enganado. É preciso criar estratégias para que seu anúncio chegue às pessoas certas e te dê o retorno do investimento, o famoso ROI.

Ou seja, mais do que facilidade para criar um anúncio, você precisa ter resultados. Para isso é preciso ter uma meta para criar uma boa campanha no Facebook que alcance seus objetivos.

Neste artigo você saberá tudo que precisa para ter um bom ROI nas estratégias de anúncio nesta rede social que cresce e ainda oferece boas oportunidades de negócio.

E, para facilitar a leitura, já que vamos abordar tudo sobre o assunto, dividimos o artigo da seguinte forma:

  • O que é uma Campanha no Facebook
  • Vantagens de se Criar uma Campanha no Facebook
  • Como Criar uma Campanha no Facebook: passo a passo
  • Conclusão

O que é uma Campanha no Facebook

Uma campanha no Facebook é uma forma de criar anúncios de produtos, serviços ou divulgar textos, imagens e vídeos tanto de uma marca como de uma pessoa. Para isso a empresa oferece uma ferramenta chamada Gerenciador de Anúncios.

Nela é possível não só criar campanhas no Facebook, mas também nas seguintes plataformas:

  • Instagram
  • Menssenger
  • Audience Network

Você conhece bem cada uma dessas plataformas? Sabe qual a vantagem de anunciar nelas? Se ainda não sabe, continue lendo, pois, falaremos um pouco sobre cada uma delas a seguir.

Instagram

Você já deve conhecer o Instagram, mas vai que você esteve isolado em uma ilha de trabalhos ou estudos por aí, não mesmo? Mas fique tranquilo, vamos fazer um resumo para você.

Primeiro, se você quer criar campanha no Facebook para alcançar os objetivos de sua marca é preciso conhecer o Instagram, porque o Brasil é terceiro país que mais usa a plataforma no mundo.

Ou seja, provavelmente seu cliente está no Instagram e se você quer atingí-lo é preciso também criar uma campanha lá.

E não pense que empresas são ignoradas pelos usuários, o Facebook informa que 80% das contas na plataforma seguem uma empresa. Para atrair o cliente basta considerar a persona e criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Bom, voltando a definição: o Instagram é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos. É como se fosse um diário onde as pessoas registram seu dia a dia em mídia, ele funciona da seguinte forma:

  • Feed: toda vez que um usuário, empresa ou marca publicar uma mídia será exibido para todos os seus seguidores e também fica registrado no seu perfil onde qualquer um pode ir lá e ver (existe a possibilidade de deixar o perfil privado, nesse caso só que é amigo do perfil pode ver).
  • Stories: essa opção é mais rápida, a imagem ou o vídeo postado têm uma duração curta de 15 segundos, é como se fosse um slide onde a transição das mídias são automáticas.

Além disso, há uma extensão da plataforma chamada IGTV, vamos falar sobre ele a seguir, pois, é uma outra plataforma à parte, embora esteja dentro do Instagram, veja:

IGTV

O IGTV é uma plataforma de vídeos integrada ao Instagram, algo como o Youtube do Google, porém com foco nas telas de smartphones, ou seja, na vertical.

E, diferente dos tories, o usuário pode postar um vídeo de até 10 minutos, se a conta for verificada o vídeo pode ter até 1 hora.

Menssenger

O Menssenger é o chat do Facebook, nele é possível trabalhar com um bot de inteligência artificial (AI) para dialogar com seus clientes. Sabemos que as pessoas passam muitas horas nas redes sociais. Você deve aproveitar disso.

Por exemplo, a LEGO conseguiu aumentar suas vendas usando o Menssenger, eles usaram um bot personalizado com a voz da marca que ajuda o cliente a achar o presente perfeito. Para isso, a inteligência artificial conversa com a pessoa e dá dicas.

Além disso, a plataforma oferece que o usuário pesquise e compre o produto sem sair do chat. E não é só venda, a possibilidade dos clientes falarem diretamente com sua marca, cria uma maior confiança.

Como você conhece alguém? Conversando, certo? Agora, você tem a oportunidade de fazer isso diretamente com seu potencial cliente. Esse é o futuro da comunicação com o consumidor e você não pode ficar fora dessa.

O que é melhor: falar diretamente com alguém ou ler uma mensagem pronta numa página? É claro que você não deve produzir conteúdo de um artigo no Menssenger, cada plataforma exige um objetivo diferente no Inbound Marketing.

Mas tirar dúvidas, ajudar a procurar o produto ideal, fazer uma pós-venda, tudo isso pode ficar ainda melhor ao se criar campanha no Facebook, porque aproxima o cliente de você e constrói um relacionamento de confiança da seguinte forma:

  • Conhecimento: segundo pesquisas da Making It Persona, 91% dos consumidores pesquisados preferem comprar com marcas que conhecem.
  • Facilidade: o contato via Menssenger é bem mais simples, basta clicar no chat e começar o diálogo, não é preciso baixar um app específico, abrir e-mail ou entrar em outra página.
  • Unificação: uma pesquisa feita pela GSMA identificou que 45% dos entrevistados preferem ter menos apps no aparelho celular.

Os aplicativos de mensagens instantâneas estão mudando a forma de negócio, se sua empresa quer crescer e se seus clientes estão no Facebook é precisa dar atenção a isso para criar campanha no Facebook que atenderá a necessidade deles.

Audience Network

O Audience Network é uma ferramenta de anúncios bem avançada, como ela quando você pode criar campanha no Facebook e fora dele também. Em diversos sites e aplicativos.

Dessa forma se você quiser ir além da rede social é possível criar um anúncio com o próprio gerenciador de anúncios do Facebook e assim alcançar seu cliente quando ele sair da plataforma para visitar outro site ou aplicativos que possuam propaganda.

Tipos de anúncios no Audience

A plataforma permite que você escolha a forma do seu anúncio da mesma maneira que faz para dentro do Facebook, ou seja, de forma bem fácil, veja:

  • conversões
  • tráfego
  • alcance
  • instalação de aplicativo
  • venda de catálogo
  • visualização de vídeo.

E você ainda pode escolher se ao clicar na campanha o usuário vai para uma nova página, abrirá um aplicativo já instalado ou irá instalar o seu app, tudo de maneira fácil para você.

Agora que você já conheceu onde sua marca pode parecer quando você criar campanha no Facebook, vamos avança para o próximo tópico. Confira:

Vantagens de se Criar uma Campanha no Facebook

Lembra que somos o terceiro país no mundo que mais usa a rede social do Zuckerberg? Então, segundo a comscore, empresa de análise da internet, as pessoas passam mais de 30 horas por mês nas mídias sociais.

Isso quer dizer que provavelmente seu cliente ou potencial cliente está usando a rede social neste momento, então se você quer que ele chegue até você é preciso criar campanha no Facebook.

Essa é a oportunidade perfeita para conseguir leads e consequentemente novos clientes, não acha? Sua marca estará visível e disponível para o público certo, para aqueles que procuram produtos ou serviços como o seu.

Segundo o Facebook, mais de 1 bilhão de pessoas veem anúncio do Audience Network todos os meses.

Isso é uma grande oportunidade para criar estratégias de Inbound Marketing para Pequenas Empresas que querem crescer, atingindo as pessoas certas para aumentar suas vendas.

Veja um caso de sucesso de uma empresa que escolheu criar campanha no Facebook para alcançar seus objetivos:

Apoio Mineiro

A empresa Apoio Mineiro usou o Facebook Ads como estratégia de mídia paga para aumentar seus clientes e ter o ROI logo nos primeiros meses e eles conseguiram 9x de retorno.

A empresa, que se concentrava em uma região, fez o lançamento de seu e-commerce, expandindo para todo o estado. Para isso, ela criou campanha no Facebook de:

Carrossel

Neste anúncio você pode colocar uma sequência de até 10 imagens ou vídeos com links personalizados para cada um.

Assim você pode criar campanha no Facebook que conte a história da sua empresa em sequência, que mostre vários produtos ou um só com bastante detalhes.

Anúncio de foto

Boas imagens são bem agradáveis aos olhos, não é a toa que o Instagram faz tanto sucesso, as pessoas passam muitos minutos olhando fotos que encantam.

Com a imagem você pode criar um anúncio rápido que envolva as pessoas

Posicionamentos automáticos

Essa escolha faz com que o Facebook selecione o melhor meio para o seu anúncio, que poderá ser pelo próprio Facebook, pelo Menssenger, Instagram ou Audience Network.

Ou seja, você pode focar testar os anúncios, medir o ROI e ajustar como for melhor para alcançar seus objetivos. Que podem ser diversificar ou focar em um canal específico. E, o melhor de tudo é que você não precisará gastar milhões produzindo e pagando para criar campanha no Facebook.

É tudo muito acessível e qualquer um que tenha vontade de fazer consegue criar uma campanha interessante. Para ajudar você, a seguir, nós preparamos um passo a passo que te ajudará com isso.

Como Criar Campanha no Facebook: passo a passo

Agora, nós vamos te ajudar a criar uma campanha no Facebook com um passo a passo bem simples, sem complicação ou segredos. Consideramos que você já tenha uma conta na rede social. Então, basta acessar a página Gerenciador de Anúncios do Facebook e vamos lá!

Passo 1: Política de não discriminação

Antes de começar a criar campanha no Facebook, você deve aceitar as políticas de privacidade da empresa. Faremos um resumo aqui, mas é importante leia que todas as políticas com atenção lá no site, antes de aceitar.

Essa política busca, com a ajuda da internet, diminuir os casos de segregação social, ou seja, nenhuma empresa deve negar oportunidades a pessoas ou grupos, porque isso é considerado discriminação pelo Facebook.

Trocando em miúdos, todos devem ter a oportunidade de consumir seus serviços e produtos, não deve haver restrições de:

  • raça
  • etnia
  • idade
  • gênero
  • religião
  • deficiência
  • estado civil
  • nacionalidade
  • condição médica
  • orientação sexual
  • identidade de gênero

Isso não quer dizer que sua propaganda deva ser geral, você pode criar anúncios para pessoas e grupos específicos que sejam personas do seu negócio, basta não discriminar as outras. Feito isso, vamos ao próximo passo.

Passo 2: Escolher o objetivo da campanha

Agora vamos pôr a mão na massa, comece escolhendo qual é o objetivo do seu anúncio, você já tem um, certo? Então vamos ver qual opção oferecida te atende.

Há 3 opções gerais de para seu objetivo comercial:

Reconhecimento: você deve escolher essa opção caso queira que as pessoas conheçam mais sobre sua marca ou que seu anúncio alcance o máximo de pessoas. O objetivo é alcançar quem tenha interesse pelo que você oferece.

Consideração: nesta opção as pessoas devem buscar mais informações sobre você. Isso quer dizer que você pode direcionar a pessoa para o seu blog e até aplicativo, com o objetivo de aumentar suas visitas.

Escolhendo a consideração você também pode ter o objetivo de:

  • envolver as pessoas conseguindo mais curtidas
  • aumento de visualização de vídeos
  • aumentar os downloads do seu app
  • atração de leads (pessoas que forneça dados como e-mail, telefone, etc)
  • tire dúvidas ou compre diretamente pelo Menssenger, ou WhatsApp.

Conversões: aqui você exibe seu catálogo de produtos para que a venda possa ser fechada sem complicação, ou seja, se seu objetivo é vender essa é uma boa opção. Aqui também é possível focar em visitas a lojas físicas.

Se você quer alcançar pessoas que estão próximas da sua loja e quer que elas te visitem a opção Conversões é para você.

Passo 3: Detalhes da campanha

Depois que escolheu o objetivo do seu anúncio, é hora de acertar os detalhes como nome e os valores que serão gastos. Algumas opções mudam dependendo do seu objetivo. Mas no geral você deve escolher se quer criar um teste A/B ou Otimizar o orçamento.

O teste A/B você faz mais de um anúncio, todos diferentes um dos outros, para ver qual terá melhor resultado. Você tem a opção de fazer:

  • criação guiada, com orientações do próprio Facebook
  • criação rápida, você cria sua estrutura de anúncio
  • duplicação, adicione novos anúncios para fazer A/B.

Já a otimização do orçamento de campanha (CBO) onde você escolhe um orçamento diário, ou seja, quanto quer gastar por dia com seu anúncio. Lembra que falamos do preço, então, a plataforma oferece possibilidade para todo mundo e barata.

Você pode, por exemplo determinar menos de 5 reais por dia, sabia dessa?

É possível criar campanha no Facebook por tempo vitalício, ou seja, a plataforma vai aplicando da melhor maneira o seu dinheiro para alcançar o objetivo. Mas isso não quer dizer que o orçamento é liberado e sem limites.

Aqui você também escolhe um gasto, por exemplo, de 50 reais. A plataforma nunca gastará mais que isso.

Resolvido a questão do money, agora você irá para o próximo passo.

Passo 4: Escolhendo seu público

Nessa etapa para criar campanha no Facebook, você terá 2 opções de de público:

  • público personalizado, no personalizado você escolhe pessoas que já interagem com sua marca e não se preocupe em como achá-las, estará tudo na sua tela.
  • público novo, onde você vai atingir mesmo que não é seu cliente.

Nessa etapa você também pode escolher até onde, geograficamente, seu anúncio deve ir. Por exemplo, se você tem uma cafeteria na cidade de Niterói no Rio de Janeiro, não valerá a pena gastar com anúncios para quem mora na Bahia, certo?

Então você pode escolher o local, bairro e até rua. E também pode excluir algum lugar, para que seu anúncio não chegue às pessoas que estão por lá.

Nessa etapa você também escolhe:

  • idade
  • gênero
  • idiomas
  • duração da campanha (dia tal ao dia tal)

Durante essa etapa a plataforma exibe o potencial que seu anúncio terá em número de alcance a pessoas, tanto geral abrangendo todo período que escolheu como diário.

Passo 5: Criando a arte

A parte final é a arte do seu anúncio, lembra que mais acima falamos sobre carrossel, anúncio de fotos, vídeos, etc? Este é o momento de ser criativo e fazer um anúncio que chame atenção do seu público alvo.

Aqui você também pode escolher onde seu anúncio aparecerá, as opções são:

  • Feed do Instagram
  • Stories do Instagram
  • Feed do Facebook
  • Stories do Facebook
  • Stories de Menssenger
  • Vídeos in Stream de Facebook
  • Instante Article de Fabook

Você consegue visualizar como seu anúncio será exibido em cada plataforma. Esse é o momento de ajustes finais.

E então é só confirmar e logo você começará a ter os resultados. Lembre-se de acompanhá-lo para fazer ajustes que poderão melhorar seu desempenho.

Conclusão

Agora você já sabe como criar campanha no Facebook para alcançar seus objetivos comerciais, aproveite e cresça sem limites, crie quantas campanhas forem necessárias para chegar onde quer chegar.

E não se esqueça de implementar o Inbound Marketing em todas suas estratégias, pois ele é a evolução do marketing digital, ele entrega resultados e trabalhar com várias frentes para que sua empresa prospere.

Se tiver alguma dúvida, agende uma consultoria de 30 minutos gratuita com a gente por aqui, neste tempo traçaremos um caminho que vai fazer você chegar com sucesso ao seu objetivo.